Capela de Nossa Senhora do Ó – Sabará MG

Igreja Nossa Senhora do Ó - Sabará MG

60 X 81

Igreja Nossa Senhora do Ó - Sabará MG -

60 X 73

 

Sabará – Capela de Nossa Senhora do Ó

Sabará foi o primeiro povoado a surgir no território mineiro. Seu fundador foi o descobridor do ouro às margens do Rio das Velhas, Manuel de Borba Gato. No início do século XVIII, Sabará foi um importante núcleo comercial da região das minas de ouro da antiga colônia portuguesa.

A Capela do Ó foi construída por um devoto e expressa claramente a influência oriental em Minas Gerais no século XVIII através das chinoiseries .

A sua construção ocorreu à partir de 1717.  O nome se refere ao antifonário de Nossa Senhora, rezado no natal. É conhecida também como a Capela da Nossa Senhora da Expectação do Parto.

A Capela tem esse nome em função da Padroeira que se comemora na semana do Natal, quando são cantadas as Ladainhas, repetindo a cada dia, as 7 antíforas, sempre precedidas por um “Ó”.

Ó SABEDORIA – Ó ADONAL – Ó RAIZ DE JESSÉ – Ó CHAVE DE DAVI – Ó SOL NASCENTE – Ó REI DE TODOS OS POVOS – Ó EMANUEL, DEUS CONOCO.

 

Chinoiseries  – É uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidentais.  O termo é aplicado particularmente à arte do século XVIII quando desenhos pseudochineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava na época.”Parece chinês mas é feito na Europa”.) Origem Wikipédia

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

comments-bottom

Em Destaque

Nas margens do Rio G... Postado por author icon Jesus Ramos 29/03/2016, 1:24 pm | uma resposta
Igreja Nossa Senhora... Postado por author icon Jesus Ramos 12/05/2015, 4:14 pm | sem respostas
Pintura no Parque Ge... Postado por author icon Jesus Ramos 12/06/2014, 9:26 am | sem respostas